quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Inventamos ou erramos


Propaganda se sabao em pó. Mae, pai e filhos reunidos numa casa toda em branco e cinza, estérea, limpa como uma casa de propaganda de sabao em po tem que ser. Todos de aparencia bem europeia, pele branca, olhos azuis, brindando a vida feliz com cheiro de lavanda, enquanto as camisas e calcas brancas vibram ao sabor do vento caribeño.

Fiquei com esse comercial na cabeca. Quando ando por Caracas nao consigo encontrar uma casa que possa ter sido cenário dos 30 segundos de propaganda. Por aqui é tudo colorido demais, agitado demais. Os varais estao nas janelas, estampados de vermelho e amarelo gritantes. O povo está nas ruas, escancarando fisionomias que misturam séculos de história e de povos distintos. Índios amazonicos e andinos, povos europeus e negros, tem de tudo. Nada é totalmente branco com cheiro de lavanda.

Perto de onde estou tem um muro onde está escrito ¨Inventamos ou erramos". Aqui, as coisas funcionam seguindo essa tonica. Em um dos parques da cidade, Parque do Leste, tinha uma enorme reproducao de uma das caravelas de Colombo. Há alguns meses ela foi retirada para dar lugar a um monumento em homenagem a Miranda, um dos heróis da independencia venezuelana. Outro exemplo: na praca Venezuela uma escultura de 2,10 de Colombo foi retirada, e no seu lugar será construído uma estátua em homenagem aos povos indígenas.

A todo momento a Venezuela parece querer impor a sua prórpia história, e refutar as versoes que vem de fora é um dos expedientes fundamentais para isso. Alguns chamam essa atitude de antiimperialismo, mas nao quero aqui colocar rótulos nem evocar figura política nenhuma. A vontade de se inventar - e nao errar - parte de todos os lugares, de toda a gente. Por isso ainda nao consegui achar a casa onde o comercial foi filmado. Acho que nao foi aqui em Caracas.

A foto é de uma das muitas favelas, os chamados ranchos, espalhadas pela cidade.

4 comentários:

Fabiola disse...

Lindona, tchi amuuuuuuu!!! viu como e' bom pra tosse ficar sozinha em uma terra estrangeira??? rsrsrs tira foto do Teatro Teresa Carreno, ela foi uma baita duma musicista (pianista e cantora lirica!!!)

Fabiola disse...

visita o meu projeto de blog: http://whateveritllbe.blogspot.com/

Flávia Fernandes disse...

Adorei o sabão em pó lavanda! hahahahaha Amore, já devolvi os livros, viu, fique tranquila. E o fax, deu tudo certo? Beijinhos!

Anônimo disse...

Esses publicitários...tsc, tsc.
Belas obssevações, linda.
Mas lembre-se:

alt + n = ~
alt + i = ˆ
alt + e = ´

hehehe. bjão.